| 09/07/2002 21h22min
Dados da nova pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira, dia 9 de julho, apontam um crescimento de sete pontos do candidato da Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT), Ciro Gomes, que pulou de 11%, na pesquisa anterior, do dia 20 de junho, para 18%. Todos os outros candidatos caíram.
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL) registrou a maior queda, quatro pontos, passando de 38% na pesquisa anterior, para 34%. O tucano José Serra oscilou dois pontos, passando de 19% para 17%.
Anthony Garotinho (PSB) também oscilou um ponto, de 13% para 12%. Com esse resultado, Ciro e Serra estão empatados tecnicamente no segundo lugar. O resultado da nova pesquisa Ibope confirma a tendência de crescimento de Ciro, verificada nas pesquisas do instituto Vox Populi e do instituto Datafolha, da semana passada. A pesquisa Ibope foi realizada nos dias 4 e 7 de julho. Os eleitores indecisos compoem uma fatia de 12%, brancos e nulos somam 7%.
A arrancada de Ciro ameaça a posição do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno. Segundo a pesquisa do Ibope, Lula mantém a vantagem no segundo turno na disputa direta com José Serra (46% a 37%) e Garotinho (48% a 33%), mas aparece em empate técnico no confronto com Ciro Gomes (43% a 41%).
Ciro é também o candidato com menos rejeição do eleitorado. Segundo o Ibope, a rejeição de Ciro atinge 15% dos pesquisados. Os índices de Lula, Serra e Garotinho variam entre um quarto (25%) e um terço (33%) do eleitorado.
A pesquisa também constada estabilidade nas opinioes sobre a administração Fernando Henrique Cardoso, com 28% de avaliações positivas (ótima + boa), 43% de regular e 27% de negativas (ruim + péssima). Na avaliação feita pelo Ibope fica claro que Ciro Gomes cresce igualmente nos três grupos, ou seja, entre os que apóiam, são indiferentes ou criticam o governo federal. Entre os favoráveis ao governo, Ciro tira votos de José Serra (-4) e Garotinho (-1), enquanto entre os que avaliam negativamente, só Lula perde (-7). Entre os que consideram a atual administração regular, Ciro Gomes tira votos tanto de José Serra quanto de Lula (-3 e -4).
Segundo a pesquisa, metade do eleitorado (49%) ainda não pensou efetivamente em quem votará para presidente da República. Esse contingente aumentou cinco pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior "sugerindo um momento de reflexão do eleitorado nesse início de campanha", observa a nota divulgada pelo Ibope.
A pesquisa desta terça foi realizada após as inserções e o programa nacional de Ciro Gomes, além das notícias sobre os casos da prefeitura de Santo André e dos grampos em Lula e José Dirceu. Ainda segundo os dados do Ibope, Ciro Gomes tem maior crescimento entre os homens (19%), na faixa de 25-34 anos (20%), entre eleitores com ensino médio (24%), no Nordeste (21%), nos municípios metropolitanos fora da Capital (19%), nos municípios médios, de 20 a 100 mil eleitores (18%) e na faixa de renda familiar superior a 10 salários mínimos (25%).
As maiores perdas do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, para Ciro Gomes são entre os eleitores de 35-49 anos, no eleitorado com ensino médio e na faixa de maior renda familiar. Em termos regionais, Ciro Gomes registrou ganhos em cima de Lula e de Anthony Garotinho (PSB) no Sudeste. No Sul, o senador José Serra (PSDB) perde para Ciro Gomes mais do que Lula e Garotinho.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 de junho, sendo entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela Casa de Criação – MNS Comunicação Ltda, informou o Ibope.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.